segunda-feira, 2 de maio de 2011

Minha nova filosofia de vida... O Tao

Fonte: internet

Tao (em chinês: ) literalmente, significa o Caminho.
Mas é um conceito que só pode ser compreendido por intuição. 



"Desde que comecei a praticar o Tao, sinto que muita coisa mudou em minha vida.
Claro que ainda estou engatinhando, e tenho muito o que aprender ainda...
Mas tenho procurado refletir sobre minhas atitudes, busco transformar os pensamentos ruins em pensamentos bons, procuro não julgar as pessoas, e sim olhar para mim, ver os meus erros, corrigi-los...
Percebo que o mais difícil disso tudo, é ter apenas pensamentos bons... como é difícil ter controle sobre os nossos pensamentos e sentimentos... espero que nessa busca de conhecimento e entendimento, eu encontre também o dom de controlar minha própria mente e acionar apenas o botãozinho dos bons pensamentos."


O Tao não é só um caminho físico e espiritual; é identificado com O
 Absoluto que, gerou os opostos complementares: Yin e Yang; a partir dos quais todas as coisas que existem no Universo foram criadas.
É um conceito muito antigo, adotado como princípio fundamental do taoísmo.
O conceito de Tao é algo muito simples, mas não pode ser explicado. É o que existe e o que inexiste. Mas com tantos conceitos fervilhando em nossa mente,temos dificuldade em compreendê-lo como um todo.
O Tao é o Caminho da espontaneidade natural. É o que produz todas as coisas que existem. O
 Te  (a Virtude) é o modo de caminhar espontâneo que dá às coisas a sua perfeição.
Cada coisa é simplesmente o que é e faz. Por isso, não é preciso fazer nada para que seja feito tudo o que deve ser feito. Isso é o Tao.
O Tao produz as coisas e é o Te que as sustenta. As coisas surgem espontaneamente e agem espontaneamente. Cada coisa tem o seu modo espontâneo e natural de ser. E todas as coisas são felizes desde que evoluam de acordo com a sua natureza. São as modificações nas suas naturezas que causam a dor e o sofrimento.
O modo de caminhar taoísta
Se entendermos bem a natureza das coisas e conseguirmos esquecer tudo o que aprendemos que tenta ir contra ela, conseguiremos fazer tudo o que é possível, com o mínimo esforço. Porque acabamos por deixar as coisas seguirem o seu curso natural. Não fazemos nada (claramente por nossa vontade própria) mas nada fica por fazer.
Na busca do conhecimento, todos os dias algo é adquirido,
Na busca do Tao, todos os dias algo é deixado para trás.

Domina-se o mundo deixando as coisas seguirem o seu curso.
E não interferindo.

Devemos agir de acordo com a nossa vontade apenas dentro dos limites da nossa natureza e sem tentar fazer o que vai além dela. Devemos usar o que é naturalmente útil e fazer o que espontaneamente podemos fazer sem interferir na nossa natureza. E não tentar fazer aquilo que não podemos fazer ou tentar saber aquilo que não podemos saber. A felicidade é essa "não-ação" perfeita.
Para conseguirmos entender o curso natural das coisas e seguirmos o Caminho temos que conseguir desaprender muitos conceitos.
Se abrirmos os olhos de repente, há um brevíssimo momento durante o qual o nosso cérebro ainda não analisou o que está vendo. Ainda não distinguiu as cores e as formas nem decodificou o que se passa à nossa frente. O taoísmo procura viver o mais perto possível desse estado. É uma renúncia à análise, (sempre imperfeita), da realidade.

Fonte: Internet

Molda-se o barro para fazer um vaso;
É o espaço dentro dele que o torna útil.

Fazem-se portas e janelas para um quarto;
São os buracos que o tornam útil.

Buscamos sempre um conceito, MAS... "O Tao que pode ser expressado, não é o Tao absoluto"
Para retornarmos ao Tao, ao Absoluto, temos que primeiro recuperar o nosso bem estar e a nossa paz interior. A partir desta condição, podemos encontrar o silêncio e a quietude interior, abandonando uma identidade egóica e trilhando um caminho que está além da forma e das linguagens. E, ao trilhar este caminho, integrando-o a nossa vida diária, vamos nos unindo ao Tao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário